Onde mais encontramos cálcio?
Uma das primeiras frases que uma grávida escuta (bom, pelo menos foi no meu caso!), é: “beba bastante leite, você e o bebê precisam de cálcio”… E sim, é verdade, todos nós precisamos, já que é um nutriente essencial para manter a saúde dos nossos ossos e dentes e os manter fortes. E ainda mais, está relacionado com nosso sistema nervoso, coagulação do sangue e controle dos músculos.
Durante a gravidez, o cálcio vai ajudar no crescimento saudável da formação óssea e dentes do bebê, no sistema cardiovascular e batimentos cardíacos. E também vai protege-lo de fraturas durante a vida.
E ainda se eu não me suprir suficiente de cálcio agora, o bebe retirará do meu próprio estoque, me deixando então vulnerável a fraturas e possível doenças! Portanto, sim estou ciente de tudo isso e irei consumir cálcio suficiente para mim e para o bebê, mesmo mantendo uma dieta a base de plantas, sem origem animal.
Calcio na gravidez: qual a quantidade recomendada?
Mas quanto de cálcio é necessário e quais são as fontes? A recomendação para adultos é de 700 mg por dia e durante a gestação 1.000 mg por dia. Futuras mamães necessitam durante toda a gestação, mas nos primeiros meses é ainda mais essencial ao organismo materno. Cálcio é sempre associado com o leite e seus derivados, porém é possível consumir a quantidade necessária através de uma dieta vegana!
Fontes de cálcio são: amêndoas, leite de soja, brócolis, leguminosas, semente de gergelin, figo, castanhas, vegetais de cor verde escuros. E ainda mais na vitamina pré-natal que é recomendada pelos médicos.
Há uma quantidade imensa de receitas que podemos preparar com todos esses ingredientes, contendo a quantidade necessária de cálcio que toda gestante necessita =)
Essa 15a. semana está cheia de receitas com abacate, manteiga de amêndoas e tofu!
Veja todas as dicas e receitas no blog da mamãe vegana clicando aqui.
Exemplo de café da manhã rápido e fácil:
-leite de amêndoas
-Granola caseira sem açúcar
-banana
-murtilo
-2 colheres de sopa de manteiga de amêndoas
Exemplo de almoço:
-Quinoa
-feijão moong beans (indiano), pode subistituir por qualquer feijão!
-brocolis cozido
-abóbora assada
-molho de gengibre e manteiga de amendoas
-sementes de gergelin tostadas
Exemplo de lanchinho da tarde:
-banana picada com manteiga de amêndoas e côco ralado
4 Comentários
Um bom jeito de saber se está ingerindo proteína necessária é monitorar pelo celular. Tem app que faz isso https://www.yazio.com/pt e facilita a vida de quem busca uma alimentação balanceada 😉
Que dica boa Lerry, muito obrigada!!!
Vou baixar o aplicativo e usa-lo também!
Continue acompanhando nossos posts também no instagram @cook4life_tatizanardi e canal no youtube Cook 4 Life.
Obrigada!
abraços
Tatiana
Podexá! Estou sempre atrás de receitinhas gostosas e nutritivas. Acho que tô no lugar certo 😉
Muito obrigada Lerry!! E se tiver qualquer dúvida ou sugestão é só falar!
🙂