Cook 4 Life: descubra tudo sobre alimentação sustentável

por Tatiana Zanardi
12 Comentários

O que é alimentação sustentável?

Você sabia que cação é tubarão, e que consumir sua carne não significa ter uma alimentação sustentável e nem saudável? Por ser predador de topo o tubarão é imprescindível para o equilíbrio da cadeia alimentar no oceano. Ele também conhecido como o “lixeiro do mar” por se alimentar inclusive de peixes que estão morrendo. Por isso seu papel é fundamental para o meio ambiente marinho. 

Além disso é um dos peixes que mais acumula metal pesado em sua carne, principalmente mercúrio. Isso porque ele se alimenta de peixes grandes que se alimentaram de outros menores e assim por diante, e que acumularam produtos em seus organismos, num processo conhecido por bioacumulação. Por esses motivos seu consumo não é sustentável e nem saudável. 

Porém, poucas pessoas sabem disso, e a famosa moqueca de cação ainda é um prato típico brasileiro servido em restaurantes e ensinado em escolas de gastronomia. 

O Movimento Cook 4 Life acredita no equilíbrio na alimentação,  e por isso não associamos comida saudável e sustentável somente ao veganismo.  É possível ser saudável e sustentável com uma cultura alimentar variada,  desde que sejam consumidos ingredientes naturais que não ameacem o meio ambiente. Diga não aos industrializados em geral, aos excessos de gordura, de sal e açúcar, e busque uma dieta balanceada.

A alimentação sustentável considera uma dieta equilibrada, preocupada com  a ORIGEM do que você está consumindo, que deve fazer bem para você e para o Planeta!

O exemplo que vem do mar

Porque vivemos em um barco desde 2011, acompanhamos de perto e diariamente as transformações no oceano. Mas o mesmo vale para o que vem da terra, se pensarmos nas áreas desmatadas, nos agrotóxicos utilizados, no descarte de poluentes em rios e tantos outros problemas ambientais. 

Sustentabilidade significa: “o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades“.

Mas não estamos mais falando de garantir somente o futuro. Os recursos naturais são limitados e cada vez mais é preciso ter consciência que estão sendo utilizados acima do limite, por isso é urgente garantirmos o presente! Mas ainda é possível reverter essa situação. Esse é um dos objetivos do Movimento Cook 4 Life. 

Mergulho com o potato cod (primo do Badejo), na Grande Barreira de Corais da Austrália

Mergulho com o potato cod (primo do Badejo), na Grande Barreira de Corais da Austrália

Como podemos ter uma alimentação sustentável e saudável ?

A preocupação com dietas saudáveis é uma realidade na grande maioria das mesas, mas acho que falta informação prática sobre o que é saudável e ao mesmo tempo sustentável. Muito se fala sobre como os arrotos emitidos pelo gado, ovelhas e porcos contribuem significativamente para o aquecimento global, por serem gases de efeito estufa (metano).  E também nas áreas desmatadas para pasto e alto consumo de água (cada bovino consome em média 50 litros de água por dia).

Porém substituir a carne vermelha por peixe e comer pescado ameaçado de extinção, certamente não estará contribuindo para a sustentabilidade do planeta. 

Daí nasceu a ideia do Movimento Cook 4 Life! Queremos incentivar o uso de ingredientes de origem animal e vegetal saudáveis e também sustentáveis! Acreditamos que uma alimentação é saudável e sustentável quando faz bem para você, mas também faz bem para o planeta. 

Vamos te dar muitas dicas, informações, esclarecimentos, troca de conhecimento sobre alimentação saudável e sustentável. Através deste blog, das redes sociais, de encontros virtuais e presenciais queremos divulgar receitas práticas e informações para uma vida mais saudável e sustentável. Traremos informações sobre sustentabilidade no mar e na terra. 

Sim, ser sustentável pode ser mais fácil do que você pensa!

O Brasil desperdiça mais de 41 mil toneladas de alimentos por ano. 30% dos alimentos produzidos são desperdiçados no mundo todo. E grande parte desse descarte acontece entre o vendedor e o consumidor final. É aquele legume feinho, aquela fruta torta, aquele resto de feira que acaba indo para o lixo!

Evitando o desperdício, diminuiríamos a necessidade de produção de alimentos em larguíssima escala, e consequentemente o uso de recursos naturais. 

Existem até aplicativos que podem te ajudar a comprar frutas, verduras e legumes com carinha diferente, mas saudáveis e mais baratos. Nosso bem estar depende da mudança de maus hábitos para bons hábitos, basta querermos!

Consuma alimentos saudáveis, dê preferência para uma alimentação orgânica (vegetal E animal), verifique a origem do que você está comprando.  Essa é a ideia do Movimento Cook 4 Life: divulgar dias práticas e úteis para o seu dia a dia! 

Equilíbrio: a palavra mágica!

Em março de 2019 a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) lançou uma publicação que reúne exemplos de boas práticas na redução do desperdício de comida, na promoção de dietas saudáveis e no fortalecimento das cadeias locais de produção. Todos estão preocupados com o desperdício de alimentos e o que podemos fazer para evitá-lo.

Esse equilíbrio é urgente e necessário. Mas se pensarmos somente em nós e não analisarmos os impactos para o planeta, em pouco tempo não haverão alternativas saudáveis para ninguém.

Vivendo em um barco aprendemos a aproveitar ao máximo tudo o que temos, sem desperdício! Por isso queremos compartilhar nossa vivência prática com você. Pode ser economia de água, energia, gás, ingredientes, o que for. No final tudo contribuirá para uma vida mais sustentável, sem abrir mão do que realmente importa na vida: saúde física e mental!

Eu e o Alcides no Ocean Eyes

Eu e o Alcides em nosso catamarã Ocean Eyes

Faça a diferença! Venha para o Movimento Cook 4 Life

Por isso convido a todos a participarem do movimento Cook 4 Life! Fique de olho na origem dos ingredientes e prepare receitas saudáveis, gostosas e sustentáveis. Seja você também um agentes de mudança no seu dia a dia. Transforme cardápios tradicionais em cardápios conscientes, que farão bem para você e para o Planeta!

Queremos ouvir você! Suas idéias, opinões, sugestões!! E se tiver uma receita com ingredientes saudáveis e sustentáveis, envia para a gente que iremos publicá-la na nossa sessão de receitas

Confira 5 dicas sustentáveis:

Pra dar um gostinho do que vem pela frente, separamos 5 dicas para você:

  1. Está comprando pescado e quer saber se ele é sustentável ou não? Converse com o #chatbot através do Messenger do Guia de Pescados e descubra na hora se ele tem sinal verde, amarelo ou vermelho para consumo. E se ele for tarja preta, saia fora!  
  2. Quer saber como evitar o desperdício de alimentos? O projeto Comida Invisível é uma iniciativa incrível com muitas dicas e informações úteis. Tem até um APP para você doar comida para quem precisa.
  3. Quer saber as espécies de frutos do mar mais recomendadas para consumo no mundo e como são produzidas? Acesse o aplicativo do Seafood Watch, produzido pelo Aquário de Monterey, e fique por dentro dos tipos de  pescado recomendados. 
  4. Quer colher suas verduras na hora, livre de agrotóxicas e super saudáveis? Visite o mercado que está inovando em São Paulo Super Saudável. 
  5. E para finalizar, gosta de carne vermelha mas não quer prejudicar o meio ambiente? Dê preferência para a carne orgânica, que garante uma forma de produção sustentável e mais saudável. 

 

12 Comentários
5

Você também pode gostar

12 Comentários

Celso Ferro Maio 27, 2019 - 9:53 pm

Excelente iniciativa!!!!
Parabéns!!!!

Reply
Tatiana Zanardi Maio 28, 2019 - 2:18 pm

Muito obrigada Celso!!!
Espero que curtam as receitas e dicas!
Beijos

Reply
Dania Gelli Checchinato Maio 28, 2019 - 7:04 am

Tati,
Ameeeeeeeeeeiiiiiiii a ideia e iniciativa, como tudo q vcs fazem com certeza esse será mais um projeto bem sucedido! Vou divulgar com certeza! Boa sorte e vamos juntas! Saudades desse casal querido!

Reply
Tatiana Zanardi Maio 28, 2019 - 2:17 pm

Muuuito obrigada Dania!!
Ficamos muito felizes com a mensagem, o apoio e o carinho!! é muito importante para nós vermos que vocês estão gostando da iniciativa, e espero que continue gostando das receitas e dicas. Tudo feito com muito carinho!!! Saudades de vcs tambem!!
grande beijo

Reply
Maria José Maio 28, 2019 - 7:27 am

Olá Tati, achei muito bacana sua iniciativa! Preocupar-se com a saúde e o planeta, eu sonhei tanto em levar uma vida assim…Parabéns e obrigada pelas dicas!

Reply
Tatiana Zanardi Maio 28, 2019 - 2:12 pm

Olá Maria José!
Muuito obrigada pelo comentário e por estar curtindo a iniciativa. Ficamos muito felizes em ter você conosco neste movimento, o Planeta agradece! E espero que continue seguindo a gente 🙂
beijos

Reply
Letícia Maio 28, 2019 - 8:56 am

Tati! Que super esse novo blog!! Muito bom trazer mais informação para todos e ainda mais com dicas e links diretos sobre as espécies de peixes para consumo sustentável, já muitos não tem nem ideia! E onde comprar alimentos mais barato e ainda orgânico! Comer bem nos faz bem e ao mundo!

Reply
Tatiana Zanardi Maio 28, 2019 - 2:08 pm

Obrigada Lê!!!
Essa é a ideia mesmo! A gente tem visto que falta informação no geral 🙂 Tem algumas informações sobre orgânicos, mas sobre pescados não tem quase nada… Qdo vi o Pao de Açúcar vendendo cação congelado, ainda com o selo da Qualita (teoricamente saudável e sustentável) quase tive um treco kkkk e aí a ideia do blog foi tomando forma. Tem muuuuita informação pela frente ainda, mas estamos muito animados. Queremos passar dicas para o consumo de ingredientes de origem animal e vegetal saudáveis e sustentáveis, para que todos possam ter alternativas para se alimentar melhor, conforme suas preferencias.
Muito obrigada mesmo!!
beijos

Reply
Cristina Schnorr Maio 28, 2019 - 9:42 am

Eu provei e super aprovei !!!
Delicias feitas pela Tati .

Reply
Tatiana Zanardi Maio 28, 2019 - 1:57 pm

Muito obrigada Cris!!
Não tem nada que uma cozinheira goste mais do que ver os amigos gostando da sua comida!
Obrigada pelo carinho e amizade, e espero que curta as receitas!!
grande beijo

Reply
Claudemir Soares dezembro 6, 2019 - 9:10 am

Em primeiro lugar Parabéns, ótima iniciativa.

Trabalho com carne suína e vou rever toda minha cadeia, a posterior envio um estudo e ações para contribuir neste projeto.

Reply
Tatiana Zanardi dezembro 6, 2019 - 7:26 pm

Muito obrigada pelo Claudemir pelo comentário e pelo interesse em nosso projeto.

Ficamos contentes pela sua preocupação em rever a cadeia e implementar ações que garantam a produção de carne suína de preferência orgânica, sem antibióticos, hormônios e quimioterápicos. Sabemos que é um caminho difícil para implementar, mas vale a pena, visto que pouco a pouco o mercado preferirá pagar um valor a mais por uma carne certificada de procedência saudável e sustentável. E o sabemos que a carne suína é uma fonte de proteína de alto valor biológico e sem o teor de gordura que se imaginava, ocupam menos area para ser criada do que o gado, e pelos avanços da tecnologia nao ha mais o problema dos parasitas.

Mas acho que a população deve ser informada desta opção de carne saudavel e nutritiva, e valorizar a que é produzida de forma sustentável.

Tenho uma receita de carne de porco com dicas de sustentatibilidade, que você pode ver no link: https://cook4life.org/2019/03/02/receita-de-file-de-porco-com-abacaxi-e-cuscus-marroquino/

Aguardamos suas novidades para divulgarmos no nosso blog 🙂 e obrigada novamente pelo contato!

Abraços

Tatiana

Reply

Deixe um comentário