Preparo do peixe Temperar o peixe com sal e pimenta do reino e reservar Picar a cebola fina e o tomate em quadrados pequenos Dica para descascar a banana da terra : cortar ao meio, fazer um talho na casca na vertical e retirar a casca desta metade. Cortar a banana em rodelas. Esquentar meia colher de cha de manteiga com 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem Refogar a cebola até ficar transparente, acrescentar o tomate e salgar a gosto Acomodar as postas do peixe sobre o tomate e as rodelas de banana da terra Salpicar alecrim e tomilhos desidratados ou frescos Acrescentar um pouco de água Tampar e deixar cozinhar bem até o tomate virar molho Experimentar sal e pimenta do reino Salpicar salsinha fresca antes de servir Preparo da batata ao murro 4 batatas médias lavadas 1 colher de sopa cheia de manteiga Cozinhar em agua fervente até ficarem macias sem desmanchar Secar com papel toalha e apertar cada uma delas suavemente Derreter 1 colher de sopa de manteiga Colocar as batatas Salpicar sal a gosto e deixar dourar Virar cada uma e deixar dourar do outro lado
Ingredientes
Modo de Preparo
Experimentei peixe com banana da terra pela primeira vez em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, e seu sabor inesquecível ficou guardado para sempre em minha memória e paladar. Nunca pensei que seria um dos meus pratos preferidos para preparar a bordo do Ocean Eyes!
Que peixe devo comprar?
Há varias alternativas possíveis para este peixe com banana da terra: dourado, cavala, xerelete e até mesmo a tilápia. O dourado e a cavala são mais firmes, e deixam o prato mais encorpado. No caso da tilápia o tempo de cozimento será menor, uma vez que sua carne é mais macia e rapidamente fica pronto. Mas fica delicioso, sendo uma ótima alternativa para o preparo rápido de um prato saudável e sustentável.
O dourado, a cavala e o xerelete estão na lista verde do Guia de Pescados, ou seja, podem ser consumidos por terem em abundância no mar. Uma outra forma de saber se o peixe que você está comprando é sustentável, é observar se ele tem o selo da MSC (Marine Stwardship Council), da ASC (Aquaculture Stewardship Council) ou da BAP (Best Aquaculture Practices) .
Clique aqui e receba em casa peixe com garantia de ser sustentável e saudável!
Todos estes selos garantem que o pescado foi capturado (MSC) ou criado (ASC e BAP) de forma sustentável, que faz bem para nossa saúde e a do planeta. Veja mais sobre certificação de pescados em nosso post clicando aqui.

Selos de certificação ASC e MSC

Selo de certificação da BAP
Dicas para temperar o peixe
É muito comum utilizar limão para temperar o peixe, mas eu particularmente não gosto de usar sempre. Quando temperamos o peixe com limão, o ácido quebra a estrutura da carne crua, permitindo que os temperos penetrem. Este processo é chamado “desnaturação” e ocorre também com o calor (cozimento). Por isso prefiro temperar com limão somente quando quero que o peixe fique com gosto de limão, como no caso desta receita de ceviche.
Quando o peixe é de origem responsável, ou seja, saudável e sustentável, fresco ou congelado, ele não tem cheiro nem gosto forte, aquele que muita gente torce o nariz quando sente. Ele pode ter sabor suave ou mais forte, mas sempre “do bem”. Por estes motivos nesta receita de peixe com banana da terra eu deixo marinando com sal e pimenta do reino.
Em outras receitas eu utilizo outros temperos para marinar o peixe, como gengibre, shoyo, alecrim. Experimente sabores novos, saia do comum, ouse sempre, na cozinha e fora dela!!
Peixe com banana da terra: acompanhamentos
Como acompanhamento deste peixe com banana da terra, recomendo arroz (integral, de preferência), uma salada gostosa e batatas ao murro. Assim acabamos unindo raízes da culinária caiçara com portuguesa, bem brasileiro : )
Confira neste vídeo toda a receita, preparada com carinho para você a bordo do catamarã Ocean Eyes.
2 Comentários
OMG……salivando…essa receita tb vou fazer. Eta coisa boa!! 😉
Ah, esse peixe não tem erro!
Fica muito saboroso, pode ser tilapia, mahimahi, cat Fish, pescada branca! A dica é ter certeza que a banana da terra esteja bem madura, com a casca escura e ela macia. Qto mais madura, melhor. E a batata ao murro também é super fácil e fica uma delicia 🙂
beijos
Tatiana