Sobremesa fácil: chia com frutas vermelhas

por Tatiana Zanardi
0 Comentário

Chia com frutas vermelhas

Sobremesa fácil: chia com frutas vermelhas

Sobremesa fácil: chia com frutas vermelhas Sim, é possível fazer uma sobremesa deliciosa, saudável, leve e linda! Você vai levar pouco tempo na cozinha para prepará-la, com ingredientes simples e… Imprima a receita
Serve: 8 Tempo total de preparo: Tempo de forno ou fogão:
Avaliação 5.0/5
( 1 Notas )

Ingredientes

  • 2 xícaras de chá de leite de amêndoas ou de origem animal
  • 1/2 xícara de chá de chia
  • 300 gramas de frutas vermelhas picadas
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 1 colher de chá de rum
  • 1 colher de chá de baunilha

Modo de Preparo

Em uma tigela misture o leite com a baunilha e acrescente a chia. Reserve por 30 minutos. Passado esse tempo acrescente uma colher de sopa de açúcar e misture bem.

Em uma panela coloque as frutas vermelhas picadas, acrescente 2 colheres de sopa de açúcar e misture bem em fogo baixo.

Acrescente a colher de chá de rum e misture mais um pouco. O tempo de fogo será por volta de 20 minutos.

Em taças de champanhe ou de vinho, alterne camadas de chia e de frutas vermelhas. Deixe na geladeira até servir e decore com folhas de menta.

Sobremesa fácil: chia com frutas vermelhas

Sim, é possível fazer uma sobremesa deliciosa, saudável, leve e linda! Você vai levar pouco tempo na cozinha para prepará-la, com ingredientes simples e que podem ser substituídos de acordo com o que tiver disponível em casa.  Não utilizo leite condensado nem creme de leite nesta sobremesa, como em grande parte das receitas de doces.

As receitas de sobremesa que demandam muito tempo de fogão ou de geladeira, não são práticas para mim, que vivo em um barco.  Imagino que o mesmo aconteça com você, com a correria do dia a dia. Tenho limitações de espaço na geladeira, bujão de gás pequeno, e muitas vezes tenho que preparar a sobremesa navegando, entre uma praia e outra.

Por isso prefiro receitas simples e deliciosas, como esta.

Dicas para escolher as frutas vermelhas

As frutas vermelhas que costumo utilizar nesta receita são o morango, a amora, a framboesa e a cereja. Mas o grupo de frutas vermelhas considera também: açaí, goji berry, mirtilo, groselha, cranberry,  acerola, ameixa, jabuticaba, melancia e uva. Qualquer combinação ficará maravilhosa nesta sobremesa fácil e deliciosa.

O morango e a cereja são ricas em vitamina C, ajudando a fortalecer o sistema imunológico. A amora é rica em vitamina E,  com muitos benefícios para a saude. Todas tem funções antixoxidantes, antiinflamatórias, baixo índice glicêmico e pouca quantidade de calorias.

Porém, vale a pena ficar de olho na sazonalidade, ou seja, na época de cada fruta e dar preferência para estes meses, pois a fruta estará mais fresca e com possibilidade de vir de uma produção local. Veja abaixo a época para algumas delas, mas você pode acessar a tabela completa de sazonalidade clicando aqui. 

Frutas vermelhas

Frutas vermelhas

Framboesa – de janeiro a março

Morango – de junho a setembro

Amora – de outubro a dezembro

Cereja – importada, somente em dezembro.

 

E para completar, a chia!

A chia pertence à família da menta e veio originalmente do México. Suas sementes são consumidas de diversas formas, e são ricas em antioxidantes, minerais, fibras e ômega 3.

Pode ser hidratada em leite de aveia ou leite de côco, no caso de sobremesa vegana, ou leite de origem animal com um toque de baunilha.

O segredo desta sobremesa também está na apresentação. Recomendo utilizar uma taça de vinho ou de champanhe, para que as camadas de chia e frutas vermelhas se destaquem. Geladinha e com uma folha de menta em cima, fica perfeita! O simples é possível 🙂

 

Você também pode gostar

Deixe um comentário