Alimentos que aumentam a imunidade – parte 1

por Tatiana Zanardi
4 Comentários

15 alimentos que aumentam a imunidade: dicas e receitas imperdíveis

O Coronavirus desestabilizou tudo aquilo em que acreditávamos. Nunca pensei que eu veria fronteiras entre os países fechadas, idosos separados dos netos, contato pessoal proibido, escolas fechadas, mercados vazios. No mundo todo, sem distinção. Orientações não faltam sobre como evitar a propagação do vírus e temos que segui-las totalmente.

Precisamos agora olhar para dentro da casa mais importante que temos, chamada “corpo” . Este é o momento de tratá-lo com o maior carinho, pois ele vai nos ajudar a passarmos imunes por esta crise mundial. Por isso andei pesquisando sobre os alimentos que aumentam a imunidade, e encontrei um artigo muito bacana do site Healthline.

É importante ressaltar que não significa que estes alimentos curam doenças. Porém estarão ajudando no combate uma vez que fortalecem o sistema imunológico. Para cada alimento darei uma dica de receita ou onde poderá ser utilizado.

Vou publicar 5 alimentos por post, confira e deixe seu comentário ou sugestão. 

 

1. Frutas cítricas: limão, laranja, mexerica, acerola

Alimentos ricos em vitamina C que ajudam na produção de glóbulos brancos e para aumentar a imunidade. Nosso corpo não produz nem acumula vitamina C, por isso o consumo deve ser diário.

Peixe com limão, laranja e ervas

Peixe com limão, laranja e ervas

Dicas e receitas

As frutas cítricas podem ser consumidos como sobremesa, nos sucos e até mesmo em saladas.

Chá quente com gengibre, limão e mel é ótimo para aliviar os sintomas de gripes e resfriados.

Confira nossa receita de peixe com molho cítrico e ervas. Mais uma opção para você consumir grandes quantidades de limão e laranja.

 

2. Pimentão vermelho

Se você acha que uma laranja tem vitamina C, segundo o site Healthline o pimentão tem o dobro! Além disso é rico em betacaroteno, que ajuda a manter a saúde dos olhos e da pele.

Dicas e receitas

Molhos para peixes ficam muito gostosos quando acrescentamos pimentão vermelho. Você pode acrescentá-lo tranquilamente nesta receita de peixe com banana da terra.

Fica ótimo em rodelas na moqueca ou com bacalhau. Picadinho cru na salada, na farofa ou no cuscus marroquino para dar crocância. Fica muito gostoso também refogado com bastante cebola,  beringela e uva passa em uma caponata.

 

Sobrecoxa ao vinho com brócolis

Sobrecoxa ao vinho com brócolis

3. Brócolis

Brócolis é rico em vitaminas e minerais, principalmente vitaminas A, C e E, além de antioxidantes e fibras.  O ideal é cozinhá-lo rapidamente, ou no vapor, para manter suas características. Infelizmente não dura muito tempo, então embora não seja a melhor opção, nestes tempos de quarentena uma alternativa é comprar o brócolis congelado.

Dicas e receitas

É um excelente acompanhamento para diversos pratos. Basta cozinhá-lo no vapor e desligar quando estiver ao dente, para não perder a crocância. Tempero com um pouco de sal, pimenta do reino e azeite extra virgem de boa qualidade. Fica muito bom na salada e na sopa. Enfim, vai com tudo!

Confira esta receita deliciosa de sobrecoxa ao vinho com brócolis.

 

4. Alho

É reconhecido desde civilizações antigas como um dos alimentos que aumentam a imunidade. É um dos mais eficazes  no combate a infecções, pois possui alicia, um antibiótico natural rico em vitaminas A, C, B1 e B2 e em vários minerais. Recomendo comprar dentes de alho mas também alho em pó, que funciona bem quando o fresco acabar.

Dicas e receitas

O alho dispensa apresentações, e pode estar presente em grande parte dos pratos. Gosto de temperar frutos do mar com alho, principalmente camarões e vieiras. Veja a receita de espaguete com camarões onde utilizei alho fresco moído, e a de camarão no abacaxi e peixe a belle meuniere onde utilizei alho em pó.

 

Gengibre

Gengibre

5. Gengibre

O gengibre atua como um anti inflamatório natural, por isso é muito utilizado em chás para tratar dor de garganta, ou em compostos com mel e própolis. Adoro utilizar gengibre em minhas receitas, pois ele também ajuda a evitar a náusea, que porventura pode acontecer com pessoas não acostumadas com o balanço do barco.

Dicas e receitas

Conforme comentei acima, gosto de fazer chá de gengibre, limão e mel quando estou gripada, ou quero evitar a gripe. Descasco um pedaço de 2 cm de gengibre, corto em fatias finas e fervo com uma xícara e meia de agua. Deixo uns 5 minutinhos em ebulição, coo, coloco na xícara e acrescento meio limão espremido e uma colher de sopa de mel. Delicioso e alivia a dor de garganta na hora.

Você também pode gostar

4 Comentários

Regina Hall março 18, 2020 - 1:19 am

Boas informacoes, otimas dicas. Boa alimentacao e’ o melhor e mais gostodo remedio!!

Reply
Tatiana Zanardi março 18, 2020 - 1:55 pm

Obrigada Rê por acompanhar e ler nossas dicas 🙂

Fico muito feliz que estejam sendo uteis. Atualmente nem mais sabemos que remédios tomar… para dengue só pode tomar ibuprofeno, para coronavirus não pode tomar ibuprofeno, e por aí vai.

Pelo menos estes alimentos são saudáveis, não tem contra indicação, e como você disse, sempre é gostoso comer!!!

Fique de olhos nos próximos 2 posts desta série 🙂

beijos

Tatiana

Reply
Denise Rodrigues março 18, 2020 - 9:25 pm

Super Tati. Sempre atenta e dando água na boca da gente. Quase sinto o cheiro de suas receitas.

Reply
Tatiana Zanardi março 19, 2020 - 3:41 pm

Obrigada Dê!!

Fico feliz que esteja acompanhando meus posts e que as receitas estao dando essa sensação!! Sinal que estão funcionando 🙂

Beijos

Reply

Deixe um comentário