Arroz de coco com camarão: receita rápida e deliciosa

por Tatiana Zanardi
0 Comentário

Arroz de côco com camarão

Arroz de coco com camarão

Arroz de coco com camarão: usando a criatividade Gosto de cozinhar experimentando novos sabores, novas combinações, novas receitas. Normalmente dá certo, mas quando não dá eu encaro como aprendizado e… Imprima a receita
Serve: 2 Tempo total de preparo: Tempo de forno ou fogão:
Avaliação 5.0/5
( 1 Notas )

Ingredientes

  • 250 gramas de camarões
  • 1 colher de chá de gengibre em pó
  • 1 colher de chá de açafrão
  • 1 colher de chá de curry
  • 1 xícara de arroz parboilizado
  • 1/2 cebola
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 2 colheres de chá de manteiga
  • 2 xícaras de chá de agua fervente
  • 1 colher de sopa cheia de côco ralado
  • 2 colheres de sopa cheias de iogurte natural
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Salsinha picada para decorar

Modo de Preparo

Limpe bem os camarões.

Tempere com sal, pimenta do reino, gengibre em pó e açafrão. Acrescente o iogurte natural, mexa bem, acrescente o curry e reserve.

Em uma panela aqueça o azeite com meia colher de chá de manteiga. Refogue a cebola até ficar translúcida.

Acrescente o arroz e deixe ele fritar um pouco. Coloque a água fervente, sal a gosto e cozinhe em fogo baixo com a panela tampada.

Quando o arroz começar a ficar cremoso, acrescente os camarões, mexa e continue cozinhando em fogo baixo com a panela tampada.

Quando o arroz estiver pronto, desligue o fogo, acrescente o côco ralado e o resto da manteiga. Mexa bem e sirva em seguida, decorado com a salsinha.

 

 

Arroz de coco com camarão: usando a criatividade

Gosto de cozinhar experimentando novos sabores, novas combinações, novas receitas. Normalmente dá certo, mas quando não dá eu encaro como aprendizado e tento novamente.  No caso desta receita minha ideia inicial era fazer um risoto de camarão com leite de coco. Porém eu não tinha vinho branco, importante para liberar o amido do arroz arbóreo no risoto. Além disso vi que já tinha um pacote de coco ralado aberto, que em breve estragaria. O jeito foi partir para substituições.

Usei arroz parboilizado no lugar do arbóreo, para que ele ficasse mais soltinho mesmo. E o côco ralado no lugar do leite de côco. Ainda aproveitei para utilizar o iogurte natural que estava aberto depois de temperar o camarão com várias especiarias, inclusive gengibre em pó e açafrão, alimentos que aumentam a imunidade.

Qual a diferença entre o arroz parboilizado e o integral?

Arroz integral, parboilizado e branco

Arroz integral, parboilizado e branco

Parboilizado é uma tradução para “partial boiled” , ou seja, parcialmente cozido. Os grãos passam por um processo de fervura que faz com que os nutrientes da casca se integrem ao interior do grão antes de ser polido. Por isso o arroz parboilizado é mais saudável que o branco. Mas o mais saudável de todos é o integral, que não passa pelo polimento dos grãos.

Para prepará-lo é necessário um pouco mais de água e menos de óleo. Nesta receita o camarão com iogurte vai soltar o caldo necessário para completar o cozimento do arroz. Fica mais soltinho que o branco, e melhor de tudo, é mais saudável.

Qual camarão é mais sustentável?

Esta é uma pergunta difícil. O camarão selvagem é capturado através da pesca de arrasto, o pior tipo de pesca que existe porque destrói todo o fundo do mar. De qualquer forma, é essencial termos certeza que não estamos consumindo o camarão na época do defeso, ou seja, da sua reprodução. No caso do estado de São Paulo é entre 01 de março e 31 de maio, quando os barcos de pesca de arrasto estão proibidos de capturar camarão. Neste período eu recomendo utilizarem a vieira, no lugar do camarão, que vem de um cultivo sustentável e que deve ser estimulado.

Camarão branco

Espécie: litopenaeus schmit

Fora da época de defeso, o camarão recomendado pelo Guia de Pescados é o camarão branco (litopenaeus schmitti). O camarão rosa não deve ser consumido, pois sua captura não é sustentável, ou seja, é uma espécie ameaçada. No Brasil infelizmente nenhuma carnicicultura (criação em viveiro) de camarão é certificada BAP (Best Aquaculture Practices) ou ASC (Aquaculture Stewardship Council), ou seja, nenhuma segue ainda os padrões mínimos de sustentabilidade destas certificadoras internacionais. Espero que esta situação melhore em breve.

Modo de preparo muito simples

Para deixar o camarão bem saboroso tempere com várias especiarias e  acrescente o iogurte, deixando na geladeira por pelo menos 15 minutos. Em uma panela refogue a cebola e adicione o arroz. Depois de colocar água e sal a gosto, deixe cozinhar até o arroz começar a ficar cremoso. Acrescente os camarões, continue cozinhando e quando o arroz estiver pronto,  acrescente uma colher sopa de coco ralado e o resto da manteiga. Mexa bem e sirva em seguida, decorando com a salsinha. Está pronto um delicioso arroz de coco com camarão. Confira passo a passo no vídeo:

Você também pode gostar

Deixe um comentário