Movimento Mares para Siempre: participe sem sair de casa

por Tatiana Zanardi
8 Comentários

Embaixadora do Movimento Mares para Siempre 🙂

Acredito que ao preparar um prato devemos nos conectar com a natureza para fazer as melhores escolhas, dos melhores ingredientes, que  façam bem para a nossa saúde e para a do planeta. 

Mares para Siempre

A natureza provê tudo aquilo que precisamos para nos mantermos saudáveis e bem nutridos, com imunidade para combatermos vírus e doenças que nos rondam. Mas precisamos ter uma atitude reciproca com a natureza, e não apenas extrair dela tudo que podemos, pois em um determinando momento nós seremos os principais prejudicados. Precisamos entender a difícil equação do equilíbrio entre o que faz bem para a natureza e para nós. 

Uma das formas que podemos colaborar com a preservação da natureza é através das nossas escolhas de alimentos. Muito se fala sobre o impacto das criações de gado e consumo exagerado de carne bovina. Porém pouco se fala do impacto da sobrepesca e do consumo de espécies marinhas ameaçadas.

Com muito alegria fui convidada para ser embaixadora do Movimento Mares para Siempre (#MaresParaSiempre) no Brasil, para ajudar a divulgar a importância de consumirmos pescados capturados de forma sustentável. Este movimento foi lançado pela Marine Stewardship Council (MSC), e vou contar um pouco mais sobre ele abaixo.

 

O impacto destrutivo da sobrepesca

Abundância de peixes em um ecossistema marinho equilibrado

Abundância de peixes em um ecossistema marinho equilibrado

Segundo o Guia de Consumo de Pescado Responsável Brasil, feito pela WWF, ” estima-se que 80% dos recursos pesqueiros do País estão sendo explorados além de sua capacidade natural de regeneração. Em outras palavras, peixes e outros frutos do mar estão sendo capturados em uma taxa superior à que conseguem se reproduzir, o que pode levar a um colapso da pesca no Brasil.”

“A sobrepesca continua sendo um dos principais motivos pelo qual as espécies de peixes e frutos do mar são impactadas. Em um sistema de acesso irrestrito aos recursos pesqueiros, os pescadores tendem a capturar uma determinada espécie com alto valor comercial de forma desenfreada até que a atividade não seja mais lucrativa. Isso muitas vezes pode significar que os estoques já estão comprometidos.”

Apesar da sobrepesca ser um dos maiores problemas no oceano,  não podemos deixar de lado a gravidade das toneladas de plástico que vão parar diariamente no mar. O combate ao lixo plástico é responsabilidade de cada um de nós. O uso de plásticos descartáveis no dia a dia aumenta a quantidade de plásticos nos oceanos.  O lixo no mar começa em terra, e a sociedade civil deve repensar os hábitos de consumo e comportamento para evitar que isso aconteça.

O selo azul da MSC (Marine Stewardship Council)

Ter o selo azul de certificação MSC significa que o peixe  foi capturado de forma sustentável, respeitando o meio ambiente, priorizando a biodiversidade das espécies e a integridade social.

O selo azul compreende toda a cadeia produtiva do pescado. Ele considera desde os pescadores, frigoríficos, varejo até grupos de conservação e consumidores.

 A Marine Stewardship Council é uma organização independente e sem fins lucrativos que concede certificações e faz rotulagem de pescados capturados por pesca responsável. As 3 maiores preocupações são:

  1. Os estoques pesqueiros devem estar dentro dos limites suportados daquela espécie
  2. Não podem haver impactos que prejudiquem o habitat e outras espécies
  3. Todo o processo de pesca deve estar bem gerenciado, dentro das leis e com responsabilidade social.

Participe do Movimento Mares para Siempre!!

Desde 2011 vivo em um barco com meu companheiro, Alcides Falanghe. Se por um lado vivemos a alegria de estar no mar, por outro estamos acompanhando de perto a diminuição da vida marinha e da quantidade de peixes.

MSC Pesca Sustentavel

MSC Pesca Sustentavel

Por isso fiquei extremamente feliz em poder ajudar na preservação do oceano sendo a primeira embaixadora do Movimento Mares para Siempre no Brasil, promovida pela Marine Stwardship Council. Este movimento foi lançado na Espanha em 2017, e conta com o apoio de dezenas de empresas, chefs e diferentes profissionais engajados com a pesca sustentável . Tem como objetivo criar uma rede colaborativa para disseminar os benefícios sociais, ambientais e econômicos da pesca sustentável certificada.

Os consumidores podem participar dando preferência para os pescados que tem o selo azul da MSC.

Por isso convidamos a todos a participarem do Movimento Mares para Siempre sem sair de casa. Quando pedir a entrega de um pescado congelado  na sua casa, dê preferência para o que tem o selo azul MSC. Em breve divulgaremos onde você poderá encontrar estes produtos.

Siga: #MaresParaSiempre #SelloAzul  #PescaSostenible #MSCenEspana

Embaixadora Mares para Siempre

Tatiana Zanardi – Embaixadora Mares para Siempre

Você também pode gostar

8 Comentários

Gabriel Ganme abril 3, 2020 - 8:58 pm

Excelente a participação da Tatiana Zanardi, Alcides Falanghe e Ocean Eyes

Reply
Tatiana Zanardi abril 4, 2020 - 12:34 pm

Muito obrigada Gabriel!

Fico muito feliz que esteja sempre acompanhando nossos trabalhos e conquistas!

Grande abraço,

Tati e Alcides

Reply
Adriana Bonani abril 3, 2020 - 9:24 pm

Parabéns amada !!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🎉🎉🎉🎉🎉🎉

Reply
Tatiana Zanardi abril 4, 2020 - 12:33 pm

Muito obrigada pelo carinho e por todo apoio Adriana!

Estamos juntas em prol do oceano!!

beijos

Tatiana

Reply
Regina abril 3, 2020 - 10:12 pm

WOW arrasou!

Reply
Tatiana Zanardi abril 4, 2020 - 12:32 pm

Muito obrigada por me acompanhar e por todo o carinho nesta jornada, desde o comecinho dela!

beijos

Tatiana

Reply
Emília da S.A.Correia abril 6, 2020 - 10:41 am

Olá, favor enviar-me a lista dos fornecedores com selo azul. obrigada

Reply
Tatiana Zanardi abril 8, 2020 - 12:57 pm

Olá Emilia,

Muito obrigada pelo interesse! Vou preparar a lista e enviar para você.

Abraços,

Tatiana

Reply

Deixe um comentário