Um dos pontos de atenção da nova realidade mundial pós-Covid19 certamente será o turismo sustentável. O turismo sustentável considera os atuais e futuros impactos econômicos, sociais e ambientais de suas atividades, e tem como foco:
- Conservar o ecossistema e a biodiversidade em que ele está inserido
- Garantir sustentabilidade e condições justas para as comunidades locais
- Respeitar a cultura e os valores locais
- Estimular o desenvolvimento social e econômico de forma circular, com qualidade e segurança
O turismo sustentável está em sintonia com a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, proporcionando o alcance de diversos objetivos:
-
- Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
- Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
- Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos
- Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
- Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos
- Objetivo 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável
- Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade
Turismo sustentável debaixo d’água
As Ilhas Virgens Britânicas, no Caribe, estão dando um exemplo de turismo sustentável debaixo d’água. Devido a um grupo de empenhados mergulhadores do Projeto Beyond the Reef , três pequenos aviões e o famoso barco-bar Willy T foram transformados em atrações divertidas e recifes artificiais. O projeto contou com a participação das empresas de mergulho e da comunidade local, e teve como objetivos:
- Estimular a recuperação da vida marinha através da criação de recifes artificiais em locais onde o ecossistema está danificado por tempestades, aquecimento da água e ação humana
-
Foto: Alcides Falanghe
- Reciclar para reduzir descarte através do aproveitamento de aviões e embarcações que foram destruídas pelos furacões Irma e Maria de 2017 e que estavam se deteriorando em terra.
- Usar a arte para estimular o turismo através de experiências inusitadas que surpreendam turistas e moradores e atraiam visibilidade.
- Engajar a comunidade local e dar um retorno prático, através do envolvimento em todas as etapas do processo e donativos. Além disso os mergulhadores que visitam hoje estes divertidos pontos são convidados a doarem USD 5.00 para uma instituição nas Ilhas Virgens que ensina as crianças locais a nadar. Apesar de morarem em ilhas, a maioria delas não sabe nadar !!
-
Fonte site: https://1beyondthereef.com
- Gerar oportunidades para criação de trabalho, estimulando a atividade de mergulho e do turismo sustentável nas ilhas.
Mergulho no Navio Pirata Willy-T
O Willy T é o barco-bar mais famoso das Ilhas Virgens Britânicas, que já está na sua terceira embarcação. O primeiro virou ponto de mergulho na frente da ilha de Peter Island, Great Harbour. O segundo, jogado na praia durante o furacão Irma em 2017, virou um naufrágio divertido no melhor estilo Piratas do Caribe, também próxima a Peter Island, na face para Norman Island.
Por isso o Projeto Beyond the Reef pensou em uma forma de eternizar o tão famoso e adorado barco-bar, levando para debaixo d água vários esqueletos de piratas (na verdade são armações de ferro), em situações hilárias por todo o navio. Tem pirata no banheiro, tem mulher bêbada, tem viciados no jogo e tem até o capitão Jack Sparrow. É um mergulho para realmente se divertir, interagir com os piratas, tirar fotos, filmar e aproveitar este recife de corais artificial.
Mergulho nos Shark Planes
O projeto transformou pequenos aviões em tubarões de 3 espécies diferentes: tubarão caribenho de recife, tubarão lixa e tubarão martelo, com atenção nos mínimos detalhes de cada uma delas.
Além disso trouxe também a tona a importância dos tubarões para o equilíbrio do ecossistema marinho e quanto é urgente o fim do consumo da carne de tubarão, ou cação, como é vendido no Brasil. É um peixe cujo consumo não faz bem a saúde, devido ao nível de metais pesados em sua carne (processo de bioacumulação) e nem para o planeta, por estar ameaçado de extinção.
Neste vídeo eu inclui imagens dos tubarões reais: tubarão caribenho de recife, tubarão lixa e tubarão martelo, para mostrar a incrível semelhança e preocupação com detalhes que a equipe do Beyond the Reef teve.
Quem quiser mergulhar nestes pontos a bordo de um confortável catamarã com todo o serviço incluído, pode entrar em contato com a Ocean Eyes Experience clicando aqui.