Misture bem os ingredientes da massa, cubra e deixe na geladeira descansando por 1 hora Enquanto isso tempere os camarões com sal e pimenta do reino, reserve Misture a maisena no leite em uma xícara. Acrescente os camarões no refogado. Mexa e deixe cozinhar por 5 minutos. Ajuste o sal e a pimenta, e desligue o fogo.
Ingredientes
Modo de Preparo
Refogue a cebola no azeite, acrescente a salsinha e os tomates picados
Acrescente as azeitonas e os palmitos e cozinhe por 10 minutos.
Acrescente a mistura de maisena com leite e mexa até engrossar.
Unte a assadeira (pequena) com a manteiga. Abra a massa com um rolo ou com uma garrafa. Corte no tamanho da assadeira e forre
Recheie com os camarões refogados e cubra com o restante da massa.
Pincele com uma gema.
Asse em fogo baixo por 30 a 40 minutos
A torta de camarão mais deliciosa!
Sabores e aromas da infância são marcantes, principalmente aqueles que vem da cozinha. Preparar esta torta de camarão me faz viajar para um tempo delicioso em todos os sentidos.
Minhas avós eram cozinheiras de mão cheia, cada uma com seu estilo diferente. A vó Itália era especialista em … bem, nem preciso dizer, não é? Em comida tradicional italiana!! Fazia tudo, desde a massa do macarrão ao molho de tomate, desde a massa da pizza aos deliciosos bolinhos. Sua comida era suave e deliciosa, tudo tinha um gosto especial que até hoje não consigo repetir.
A vó Letícia era especialista em pratos bem temperados e saborosos, camarão na moranga, bolinhos de batata recheados, dobradinha, carnes e doces. Essa receita da torta de camarão é dela, e toda vez que faço, tento chegar perto do sabor divino que a torta dela tinha. Que saudades!!
Recebe em casa o melhor camarão congelado clicando aqui
Qual camarão é mais sustentável?
Esta é uma pergunta difícil, mas temos que ter em mente antes de iniciar o preparo da torta de camarão.
O camarão selvagem é capturado através da pesca de arrasto, o pior tipo de pesca que existe porque destrói todo o fundo do mar. De qualquer forma, é essencial termos certeza que não estamos consumindo o camarão na época do defeso, ou seja, da sua reprodução. No caso do estado de São Paulo é entre 01 de março e 31 de maio, quando os barcos de pesca de arrasto estão proibidos de capturar camarão. Neste período eu recomendo utilizarem a vieira, no lugar do camarão, que vem de um cultivo sustentável e que deve ser estimulado.

Espécie: litopenaeus schmit
Fora da época de defeso, o camarão recomendado pelo Guia de Pescados é o camarão branco (litopenaeus schmitti). O camarão rosa não deve ser consumido, pois sua captura não é sustentável, ou seja, é uma espécie ameaçada. No Brasil infelizmente nenhuma carnicicultura (criação em viveiro) de camarão é certificada BAP (Best Aquaculture Practices) ou ASC (Aquaculture Stewardship Council), ou seja, nenhuma segue ainda os padrões mínimos de sustentabilidade destas certificadoras internacionais. Espero que esta situação melhore em breve.
Por enquanto ainda não temos camarões certificados no Brasil. Mas alguns fornecedores estão oferecendo opções de camarões provenientes de fazendas no Brasil que estão começando a se preocupar em não agredir o meio ambiente. Já é uma luz no fim do túnel 🙂