
Ingredientes
- 4 filés de tilápia certificada
- 3 tomates grandes
- 2 cebolas
- 1/2 pimentão vermelho
- 3 colheres de sopa de azeite extra virgem
- 1 colher de sobremesa de azeite de dendê
- 200 ml de leite de côco
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Opcional: coentro picado
Modo de Preparo
- Aqueça o azeite extra virgem e o azeite de dendê até se misturarem e desligue o fogo
- Faça uma camada de cebola, tomate e peixe
- Repita mais uma camada de cebola e tomate
- Tempere com sal e pimenta do reino a gosto, e se gostar de coentro, acrescente também
- Deixe em fogo baixo cozinhando até os tomates estarem macios
- Coloque por cima as rodelas de pimentão
- Acrescente o leite de coco
- Tampe e deixe cozinhando mais alguns minutos até o pimentão amolecer
Diga não a moqueca de cação!
Você sabia que cação é tubarão, e que consumir sua carne não é sustentável e nem saudável? Por ser predador de topo o tubarão é imprescindível para o equilíbrio da cadeia alimentar no oceano.

Mergulho com tubarões de recife, sem perigo, na Grande Barreira de Corais da Austrália
Ele também é conhecido como o “lixeiro do mar” por se alimentar inclusive de peixes que estão morrendo. Por isso seu papel é fundamental para o meio ambiente marinho, e devemos dizer não a moqueca de cação!
Além disso é um dos peixes que mais acumula metal pesado em sua carne, principalmente mercúrio. Isso porque ele se alimenta de peixes grandes que se alimentaram de outros menores e assim por diante, e que acumularam produtos em seus organismos, num processo conhecido por bioacumulação. Por esses motivos a moqueca de cação não é sustentável e nem saudável.
Porém, poucas pessoas sabem disso, e a famosa moqueca de cação ainda é um prato típico brasileiro servido em restaurantes e ensinado em escolas de gastronomia, infelizmente.
Diga sim ao pescado sustentável!

Certificados ASC e MSC
Eu sugiro utilizar para a moqueca os peixes e frutos do mar que estão na lista verde do Guia de Pescados, como a cavala, corcoroca e lula. Os que estão na lista amarela podem ser consumidos de vez em quando, como o pargo. Outra opção são os pescados com selo da MSC (Marine Stewardship Council), que garante que vem de uma pesca sustentável. E uma opção fácil de ser encontrada e barata é a tilápia, por que não?
Nesta receita utilizei a tilápia, sendo que só compro se for certificada ASC ou BAP.
Clique aqui e receba em casa tilápia certificada!
Mas não faça moqueca de cação!!! Para você ver a gravidade do problema, ele está na lista Preta do Guia de Pescados, ou seja, não coma de forma alguma.
Eu gosto de preparar comidas leves a bordo, para que todos tenham uma boa digestão e possam curtir bastante o dia quente no mar, por isso uso pouca pimenta. Para quem gosta de mais forte ou apimentada, basta acrescentar seus temperos nesta receita 😋
Bom apetite!