Vivendo em um veleiro desde 2011, tenho acompanhado de perto as mudanças que os oceanos estão sofrendo. A urgência em preservar a vida nos oceanos vai muito além da manutenção de espécies marinhas. “No water, no life. No blue, no green”, diz a Dra. Sylvia Earle, para enfatizar o tamanho da importância dos oceanos para o planeta.
Além disso, a beleza da vida marinha é algo indescritível, só estando debaixo d água para ter uma ideia das cores, formas e delicadeza deste universo. Quero compartilhar esta experiência incrível em alguns dos melhores pontos de mergulho do Caribe, nas Ilhas Virgens Britânicas, para você ter uma ideia do que estou falando.
A importância dos oceanos para o planeta
Mais de 50% do oxigênio que respiramos vem dos oceanos, que também são responsáveis pela absorção de 30% do CO2 emitido no planeta. Eles provêem proteína animal para 3.3 bilhões de pessoas, e abrigam uma biodiversidade de 2.2 milhões de espécies. Cobrem 70% do planeta, sendo importantes reguladores do clima.
Participei do Webinar sobre Investimentos de Impacto e o Oceano, dando visibilidade para o Dia dos Oceanos e o Dia Mundial do Meio Ambiente, em parceria com o Impact Hub São Paulo e o Climate-Smart Institute. Discutimos como transformar os impactos e as interações humanas nos oceanos, e um resumo do Webinar além das apresentações completas estão disponíveis no site do Climate Smart Institute. Compartilho aqui um resumo do que foi apresentado pelo Projeto Ocean Alive juntamente com o Movimento Cook4life.

Importância dos oceanos para o planeta
Desafios e ameaças
Porém os números que refletem a situação atual dos oceanos são alarmantes. Segundo o relatório Sea Beyond the Blue, produzido pelo Banco UBS, 90% dos estoques pesqueiros mundiais estão super ou totalmente explorados. Aproximadamente 12.7 milhões de toneladas de plásticos são jogados nos oceanos todos os anos, e entre 70 e 90% dos recifes de corais e seus ecossistemas podem desaparecer nos próximos 20 anos.

Desafios e ameaças segundo relatório do banco UBS
Uma luz no fim do túnel
Por outro lado as metas da ODS 14 trouxeram a tona diversos pontos de atenção no que se refere a “Life Below Water”.
A abrangência de projetos documentais da iniciativa “Ocean Alive” vai do repovoamento marinho até berçários de corais; do consumo de pescado sustentável e de produtos certificados até a educação, conscientização e engajamento de populações costeiras e consumidores finais; da pesquisa em submarinos até ações de clean-up em praias e debaixo d’agua. Mas ainda existe um oceano de oportunidades para mitigar os desafios estabelecidos pela agenda mundial.
A hora de agir é agora.