A gastronomia Polinésia é incrivelmente deliciosa, leve e saudável. Fortemente baseada em frutos do mar, principalmente pescado, que é saboreado cru até no café da manhã. A versão deles de ceviche é divina, chamada de Poisson Cru (Peixe cru, em francês), e logo aprendi a preparar para servir a bordo.
O atum fresco é o peixe mais encontrado, e chega diariamente nos mercados direto do mar. A corrida pelo peixe é intensa, e a dica é estar no mercado logo cedo, para não perder a vez. Interessante que é muito comum o atum “branco”, na verdade rosado, com um sabor mais suave e mais versátil que o vermelho. Pode ser preparado como ceviche, grelhado, selado, poke, sanduíche, opções não faltam.
A presença francesa está na baguete, que sai do forno diretamente para debaixo do braço dos taitianos que correm para garantir a sua quentinha!
Um dos pratos mais tradicionais é a carne “assada” no chão, coberta por pedras, podendo ser peixe, porco, frango. Este não aprendi a fazer, mas experimentamos e vale a pena! Outra influência muito forte é a culinária chinesa, pois na época da colonização muitos chineses vieram trabalhar nas fazendas de copra.
Compartilho aqui com vocês a minha receita do Poisson Cru:
Ingredientes
Modo de Preparo